Estudando Japonês em Kyoto- Meu 1 ano de intercâmbio

2021年9月28日火曜日

Português

t f B! P L

Estudando Japonês em Kyoto- Meu 1 ano de intercâmbio

 

2 Minha turma este semestre na KICL

 Meu nome é Fernando, tenho 19 anos, e faz agora cerca de um ano que cheguei aqui, do outro lado do mundo, pra estudar japonês. Não preciso dizer que meu país, o Brasil, só é tão longe fisicamente do Japão quanto é culturalmente, então foi uma experiência bem doida. Mas, estou escrevendo pra falar mais das coisas que deram certo (ou que poderiam ter dado mais certo), pra ajudar alguém pensando em fazer algo parecido.

O primeiro passo é falar pra onde vim: Kyoto. Talvez só a segunda escolha mais óbvia que alguém poderia fazer. Dito isso, 1 ano depois sou seguro de que não poderia ter feito uma escolha melhor. A cidade é linda, com coisas novas pra fazer a cada rua e cada mês. De vez em quando ainda me pego pensando quão agradável é. Não pequena nem grande demais, cheia de natureza e áreas históricas. Além do mais, se ficar pacato, Osaka fica a menos de uma hora daqui. A única ressalva é que pela primeira vez no último século, a cidade não teve muitos turistas neste ano. A pandemia me impediu de sentir na pele multidões que ouço não serem lá muito queridas entre quem mora aqui. 


1 O delta do Kamogawa. Um dos meus lugares favoritos em Kyoto, e bem perto da escola!

 

 Claro, mais difícil que escolher a cidade foi escolher a escola. Eram tantas! A que escolhi foi a KICL (vide nome do blogue), “Instituto de Cultura e Língua de Kyoto”. Acho que o que mais me levou nessa direção foram as instalações e a localização. A KICL faz parte de uma instituição de ensino que inclui uma universidade e escolas de ensino médio e jardim de infância. Já que tudo fica em um só Campus, sendo estudantes da escola de língua podemos usar a cantina, a cafeteria, a biblioteca, etc., juntos dos estudantes das demais áreas. O espaço é completo e bonito, sem contar que interagir com o pessoal daqui mesmo é uma oportunidade muito legal. Eu até entrei em um clube de 和太鼓 (wadaiko- tambor japonês) dos universitários.

 Na escola de japonês mesmo tem todos os tipos de pessoas de todos os lugares. Lá tenho amigos do México, de Hong Kong, do Irã, da Espanha e muito mais. Mas, a maioria das pessoas é daqui da Ásia. Já que tem desde gente como eu, que mal saiu da escola, a pessoas casadas e com família, penso que qualquer um se sentiria à vontade. A atmosfera entre todos também é bem aberta e tranquila, então foi fácil de me enturmar. Focando mais nas aulas, não tenho muitas reclamações, mas tenho que admitir que é bem puxado. Temos aulas 5 dias por semana, um dia com aula a tarde. Mas realmente é esperado que você estude bastante e faça a boa quantidade de tarefa passada. É claro que isso traz resultados, já tenho o nível N2 na prova JLPT e estou até trabalhando meio período só falando em japonês. Tinha estudado um pouco antes de vir, mas ainda assim a maior parte disso é graças a KICL. Tem um equilíbrio bom entre prática de conversação e teoria, então você o seu nível aumentar bem rápido. Concluindo, é uma ótima escola, mas é esperado que você foque bastante tempo e esforço no japonês.

 

2 Minha turma este semestre na KICL

2 Minha turma este semestre na KICL

 

 Pra fechar, algumas precauções pra alguém pensando em vir pra cá. A KICL aceita estudantes com qualquer nível de japonês, e todos são bem acolhidos. Mas eu acho que se você não é tão confiante no japonês é bom saber falar inglês. Não serve tanto pra falar com o pessoal daqui, mas varias informações importantes só vão estar em inglês. Isso sem mencionar que conheço poucos brasileiros aqui, e quase só falo em inglês com meus amigos. Outra coisa é que o Japão é caro. Se você é brasileiro, considerando como está o Real, pesquise e planeje bem seu orçamento. Penso que todo mundo saiba, mas fazer um intercâmbio não é fácil. Longe de só diversão e aventura, tem uma solidão imensa. Saiba antes de vir que vão ter momentos muito ruins. Eles são passageiros, garanto, mas pra mim não foram poucos. A última dica é: Venha com a cabeça aberta. Muita gente chega aqui com umas más ideias pré-concebidas de como são o Japão e suas pessoas, mas como qualquer lugar, eles não podem ser resumidos tão facilmente.

 Não falei tanto de mim nesse texto, mas eu aproveitei muito esse meu ano aqui. É um lugar apaixonante de se conhecer, e uma cultura incrível de se aprender. Aprender a língua também traz cada vez mais possibilidades, o que é muito gratificante. Com meu progresso, também acho que vou fazer bom uso do japonês na faculdade e além. Sou muito feliz de ter tido essa oportunidade e, se algo do que falei pareceu interessante, recomendo muito pra qualquer pessoa querendo aprender sobre o Japão e seu idioma!

 

3 Com amigos entre cerejeiras florescendo

 

 

 

 

 

Translate

Applications

入學募集要項

Popular Entries / 人気の記事

KICL Official Homepage

Facebook

QooQ